Programa Clorofila reune educadores de Bertioga
O Programa Clorofila de Educação Ambiental, mantido pela Sobloco Construtora em Bertioga, realizou mais uma edição do tradicional “Encontro de Parceiros”. O evento foi sediado no resort Ilha da Madeira, na Riviera de São Lourenço, na manhã de 20 de março.
O encontro recebeu o secretário de Educação de Bertioga, Rubens Mandetta, e a dirigente de ensino da Região de Santos, Milena Duarte. Também participaram as equipes pedagógicas e gestores das 25 escolas parceiras do Clorofila, educadores ambientais, integrantes do Centro de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente do Município de Bertioga, além de representantes de instituições socioambientais do município.
Estiveram presentes, ainda, colaboradores do programa, como a psicóloga Gisela Sartori Franco, que atua na formação de jovens para liderança. Diversas entidades da região foram convidadas: Fundação Florestal – Parque Estadual Restinga de Bertioga, APA Marinha, Associação de Monitores Ambientais e Culturais (AMA), Sesc, Senac e Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) – Polo Bertioga, além de monitores ambientais e ativistas do Clube de Observadores de Pássaros de Bertioga. Os participantes foram recepcionados com um café da manhã no restaurante Funchal, antes da incursão conduzida pela coordenadora do Programa Clorofila, Cristina Peres.
Durante o encontro, houve apresentação do relatório das atividades realizadas no ano de 2023, além de dinâmica para integrar o grupo e debater as ações planejadas para 2024. O evento também cumpriu importante missão para a manutenção de relacionamento da rede de parceiros, estimulando trocas de experiências focadas em sustentabilidade, proporcionando visibilidade aos projetos e sinergia. Foi um debate construtivo para lastrear a rede de contatos.
“Atividades como essa permitem estreitar laços entre os diversos atores que trabalham com os desafios socioambientais”, salientou Cristina Peres, educadora ambiental da Sobloco Construtora e coordenadora do Programa Clorofila. “Compartilhamos relatos, revemos hábitos e incentivamos práticas mais eficazes para conscientização dos alunos e o seu entorno”. A ação conectou os profissionais e a população local, fortalecendo a rede de apoio para debates construtivos, de modo que os temas possam refletir-se no desenvolvimento do senso de preservação ambiental dos alunos.