Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.
Se você pensar melhor, você vai ver que tudo o que quer ou precisa, vem de algum elemento da natureza. Da agricultura e da pecuária vem nosso alimento. Mesmo que ele seja processado depois em alguma indústria alimentícia, ele sempre terá origem em algum ingrediente vindo da natureza.
Exemplo: farinha de trigo que faz o pão, a pizza, o macarrão, o bolo, a bolacha (veio do trigo, plantado no campo.)
A sua roupa, o lençol, a toalha, quase tudo que tem tecido, é feito com algodão, que é uma planta, cuja flor é transformada em fio. Aliás, o algodão de farmácia também.
E o plástico então! tudo, absolutamente tudo que tem plástico – computador, celular, utensílios de cozinha, corpo da televisão, móveis, ventilador, caneta, e tantas outras coisas…são feitas a partir do petróleo, que também é extraído da natureza.
Assim também acontece com tudo o que é de metal, que faz construções, automóveis e navios, máquinas, tudo feito com os minérios extraídos do subsolo.
E aí vem o vidro. Você sabe do que ele é feito? De areia, geralmente tirada do fundo de rios.
Agora olhe à sua volta e faça uma lista das coisas que te cercam. Pense quantos objetos você usa só em um único ambiente e do que cada um deles é feito.
Você pensou que a Natureza só te dava alimentos, né?
Ela, a nossa Mãe Natureza, nos dá tudo o que precisamos.
Mas devemos tirar dela só o que precisamos, para que ela tenha tempo de repor o que foi tirado e, assim, sempre nos fornecer mais, generosamente.
Cuide da natureza e do que ela te dá. Não desperdice, não compre o que não precisa, troque ou doe o que você não usa mais.
É por isso que o programa Clorofila, da Sobloco, sempre faz Feira de Troca nas escolas.
Faça feira de trocas entre seus conhecidos. Que tal fazer uma pela internet, nesses tempos em que não podemos sair de casa?
Você vai contribuir para aumentar o tempo de vida das coisas que não quer ou que não precisa mais!
Faça a sua parte. Você pode fazer a diferença.