Os sistemas de água e esgoto da Riviera formam um ciclo que começa e termina no rio, sem prejuízo à natureza.

A Riviera de São Lourenço ensina na prática que é possível unir o desenvolvimento econômico com a preservação do meio ambiente.

A infra estrutura de saneamento da Riviera recebeu da Sobloco uma atenção especial. O empreendimento possui um sistema completo de captação, tratamento e distribuição de água e de coleta, recalque e tratamento dos esgotos que garante a ausência absoluta de poluição no mar que banha os seus 4,5 km da praia.

Os sistemas foram projetados e implantados pela Sobloco e são operados pela Associação dos Amigos da Riviera, não acarretando qualquer ônus para os órgãos públicos.

Ciclo das Águas

O sistema de Captação, adução, tratamento e distribuição de água e coleta, recalque e tratamento de esgoto são as etapas do que se convencionou chamar de ciclo das águas.

O fornecimento contínuo de água tratada está disponível na Riviera graças a um fantástico ciclo que começa na Estação de Captação de Água, precisamente na cabeceira do Rio Itapanhaú. A água, então, percorre 4,4 quilômetros de linhas adutoras até chegar à Estação de Tratamento de Água (ETA) exclusiva da Riviera, onde é feito todo o tratamento. A ETA tem uma capacidade atual para tratar 1,2 milhão de litros por hora.

Todo o tratamento é monitorado por um laboratório dentro da própria ETA, responsável ainda pela inspeção periódica de vários pontos da rede de distribuição.

Após o tratamento, a água é distribuída para todos os imóveis da Riviera através de uma rede que mede hoje, 68,2 quilometros de extensão.

O sistema de captação, adução, tratamento e distribuição de água da Riviera foi projetado e executado pela Sobloco Construtora e sua operação está a cargo da Associação dos Amigos da Riviera, que mantém rígido contrtole sobre a qualidade da água ofertada para a população. Nunca, em 30 anos de Riviera, faltou água. A eficiência do sistema é comprovada pelo fato da população da riviera, há décadas, tomar água diretamente da torneira.

Esgotos

O esgoto coletado junto aos apartamentos, casas e estabelecimentos comerciais da Riviera de São Lourenço é enviado a uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), localizada do outro lado da Rodovia Rio Santos, a 4 km da praia.

O sucesso do sistema de esgoto da Riviera ultrapassou as barreiras locais para se tornar referência nacional e internacional. Com inovações tecnológicas e criatividade, a Sobloco criou uma solução única no mundo, pela combinação de processos  físico-químicos e biológicos, culminando com a retirada de grande parte das algas, fundamentais para o processo de digestão, mas impactantes quando lançadas ao corpo do rio. Esse sistema virou, inclusive, alvo de visitação de escolas, universidades, técnicos, professores e pesquisadores.

Desde sua concepção, o projeto foi previsto para ser executado em etapas. Para se adequar ao aumento da população e chegar ao patamar em que se encontra hoje, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) sofreu mudanças ao longo dos anos: começou com um processo biológico e, atualmente, também recebe tratamento físico-químico. A metodologia permitiu sanar a questão do alto grau de variação populacional e, como decorrência, das oscilações na produção de carga orgânica.

O projeto de saneamento da Riviera foi projetado e implantado pela Sobloco Construtora, através de profissionais especialmente contratados, e sua operação está a cargo da Associação dos Amigos da Riviera de São Lourenço.

Laboratório de Controle Ambiental e Projeto Aquários são equipamentos que monitoram a qualidade das águas do empreendimento

A Riviera mantém sistemas para monitorar a qualidade das águas do empreendimento – água do mar, água dos canais de drenagem, água tratada e esgoto tratado.

Amostras são coletadas regularmente e monitoradas pelo Laboratório de Controle Ambiental, planejado pela Sobloco e construído em parceria com a Associação dos Amigos da Riviera de São Lourenço, que é responsável por sua operação. Este é o mais moderno laboratório do litoral paulista.

Inaugurado em outubro de 1994, o Laboratório tem como objetivo assegurar a potabilidade da água consumida, monitorar a qualidade dos efluentes do esgoto tratado, controlar a limpeza das águas dos canais de drenagem e verificar a balneabilidade do mar.

Os exames, que se dividem em físico-químicos e bactereológicos, são realizados semanalmente (exceto o da água potável, feito diariamente), de acordo com os padrões estabelecidos pela Cetesb. Os testes são feitos com amostras coletadas na Estação de Tratamento de Esgotos, nos canais de drenagem (para detectar possíveis ligações clandestinas de esgoto), na Estação de Tratamento de Água e no próprio mar.

A constante classificação de “excelente” registrada nos boletins elaborados semanalmente pela Cetesb para a Praia de São Lourenço atesta as ótimas condições de balneabilidade no trecho de 4,5 km da praia da Riviera.

Pular para o conteúdo